Veja meus voos!

My Flightdiary.net profile My Flightdiary.net profile

sábado, 27 de julho de 2013

AMVVAR

          Uma das filosofias mais importantes da VARIG era a de que o funcionário era o maior ativo da companhia, afinal, os próprios funcionários aprovavam(ou não) as decisões mais importantes dentro da empresa através da Fundação Ruben Berta, que administrava a RG e todas as empresas do Grupo Varig e acima de tudo gerava benefícios para toda a grande família VARIG. O funcionário da Pioneira era tão especial que as história contam que apenas 2 empresas no Brasil nunca precisaram procurar empregados pois tinham filas nas portas de suas agências: a Globo e a VARIG! Sendo uma empresa tão grande e cuidando tão bem de seus funcionários a VARIG possibilitou o ambiente perfeito para a criação de associações que lutavam pelos direitos de todos os trabalhadores. Pouco a pouco cada segmento de funcionários foi criando sua associação, e assim surgiu a APVAR (Associação de Pilotos da VARIG), ACVAR (Associação de Comissários da VARIG), a AMVVAR (Associação dos Mecânicos de Voo da VARIG) entre outras!
          Antigamente as aeronaves eram muito mais complicadas do que os atuais jatos que cruzam os oceanos e os computadores que fazem cálculos em segundos não existiam. Com todos os equipamentos e dificuldades para a operação de uma aeronave antiga, o Piloto e o Co-Piloto não davam conta de todas as tarefas, e na cabine de comando voava junto o Mecânico de Voo, que estava sempre presente caso alguma manutenção de emergência fosse necessária na aeronave seja em terra ou em voo. Muitos de nós conhecemos esta função como FE (Flight Engineer) Engenheiro de Voo em nossa língua. E com pessoas de toda esta importância precisando voar junto com cada voo, principalmente no Constellation que foi onde voaram os primeiros FEs, a VARIG tinha funcionários do mais alto nível e com o melhor treinamento para assumir esta função. Com o passar do tempo os Mecânicos de Voo se tornaram um grupo muito importante dentro da RG e com isso se tornou necessária a criação de uma associação para representa-los. Por volta de 1971 eram quase 500 Fes, e a necessidade de todos lutarem pelos interesses mútuos foi finalmente sanada. Sendo assim criada a AMVVAR - Associação dos Mecânicos de Voo da VARIG.
          Com o fim dos mecânicos de voo a bordo das aeronaves e o fim da VARIG em 2006, as associações que representavam os funcionários se viram com o futuro incerto. Mas algumas delas como a AMVVAR se mantém com seus escritórios e benefícios funcionando até os dias de hoje, e tudo isso podemos conferir através do site da associação que ainda mantém convênio com a saudosa Colônia de Férias ARC que também esta em funcionamento até hoje!




Nenhum comentário:

Postar um comentário